quinta-feira, 3 de março de 2016

Para minha amada Menina Célia Laborne Tavares...


Para minha amada Menina Célia,
que é o próprio Lótus desabrochado,
um poema do querido Tagore a te inspirar este dia...
Um beijo saudoso em suas mãos.

Leo

Flor de Lótus

Rabindranath Tagore 

No dia em que a flor de lótus desabrochou
A minha mente vagava, e eu não a percebi.

Minha cesta estava vazia e a flor ficou esquecida.

Somente agora e novamente, uma tristeza caiu sobre mim.

Acordei do meu sonho sentindo o doce rastro
 De um perfume no vento sul.

Essa vaga doçura fez o meu coração doer de saudade.

Pareceu-me ser o sopro ardente no verão, procurando completar-se.

Eu não sabia então que a flor estava tão perto de mim
Que ela era minha, e que essa perfeita doçura
Tinha desabrochado no fundo do meu coração.

...

A ilustração, feita por Leo Nogueira Paqonawta, é uma montagem com fotografia de quadro do acervo pessoal da poetisa pintado por Guignard, representando Célia. Foi presenteado a ela que foi sua aluna em Belo Horizonte. Ao fundo temos a constelação do Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário: